20/08/2018

As consagradas da Diocese de Miracema do Tocantins, se reuniram entre os dias 17 e 19 de agosto na comunidade das Irmãs Franciscanas de Allegany em Araguacema, para celebrarem o dia da Vida Religiosa Consagrada. O encontro foi marcado por momentos de partilha, oração, celebração e lazer. Ao partilhar o tema: “Profetismo na vida religiosa consagrada hoje”, refletiu-se sobre a importância de ser esperança de vida aos mais necessitados, pois assim como a árvore que produz frutos, os consagrados e consagradas são vocacionados a semear a esperança de vida aos descartados, a estender a sombra acolhedora aos refugiados, a sustentar as aves do céu e muito mais.

Na noite do dia 18 as consagradas participaram da missa em uma comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, presidida pelo Frei Paulo Henrique da Ordem dos Frades Menores. A celebração foi oportunidade de conhecer a missão dos frades e leigos e leigas engajados, bem como celebrar e agradecer na festa da Assunção de Maria o dia dos consagrados e apresentar as consagradas das sete congregações que atuam na Diocese de Miracema. Dentre as congregações presentes, citamos: Associação das Irmãs do Instituto coração de Jesus, Congregação das Irmãs do Apostolado Católico-Palotinas, Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Irmãs Franciscanas de Allegany, Missionárias Servas do Espírito Santo, Congregação das Filhas do Puríssimo Coração de Maria, Ordem dos Frades Menores.

A igreja celebra no terceiro domingo de agosto, mês vocacional, na festa litúrgica da Assunção de Maria, o dia da Vida Religiosa Consagrada. É a vocação assumida por pessoas que sentiram o chamado de Deus para seguir Jesus Cristo na doação total de suas vidas. Mulheres e homens são chamados a testemunhar Cristo e os valores do Reino, vivendo uma consagração total a Deus e aos irmãos.

Peçamos ao Senhor da Messe que continue chamando jovens para essa importante vocação. Que Maria, Mãe das vocações abençoe os consagrados e consagradas e os inspirem na missão de anunciar Cristo a toda criatura.

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC