31/03/2018

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC. Fotografias enviadas das Paróquias e comunidades

Diversas paróquias e comunidades da Diocese de Miracema do Tocantins promoveram no dia 30 de março, noite da sexta-feira da paixão, a Via-Sacra para fazer memória da Paixão e Morte de Jesus. Durante a Via-Sacra são rezadas as 15 estações e reflexão do tema da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e Superação da Violência”, além das orações e reflexões próprias do dia.

Cenas marcantes como as quedas de Jesus com a cruz, o encontro com sua mãe Maria e com as mulheres de Jerusalém, a ajuda de Cireneu e a solidariedade de Verônica ao enxugar seu rosto emocionaram muitos fiéis.  

O exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o seu julgamento no pretório de Pilatos até a morte no Calvário, meditando a paixão do Senhor e de muitas pessoas  que sofrem e vivem nos tempos atuais a “Paixão de Cristo”.

 Breve histórico

O exercício da Via-Sacra, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (séculos XI/XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos Evangelistas

Confira algumas cenas através de fotografias enviadas das seguintes paróquias e comunidades:

Área Missionária São Raimundo Nonato de Rio dos Bois

Catedral Santa Terezinha do Menino Jesus de Miracema do Tocantins

Paróquia São Pedro de Pedro Afonso

Paróquia são Pedro de Guaraí

Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Itacajá

Paróquia Jesus de Nazaré em Recursolândia

Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Miracema do Tocantins

Paróquia Nossa Senhora Aparecida na Comunidade Santo Antonio Em Colinas do Tocantins