21/04/2015

Em um dia marcado por eleições, CNBB elegeu aqueles que irão presidir comissões. Confira:

Dom Pedro Cipollini presidirá Comissão para Doutrina da Fé;

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) foi eleito na tarde desta terça-feira, 21, no segundo escrutínio para o cargo. A comissão terá o bispo de Amparo (SP), dom Pedro Carlos Cipollini, à frente dos trabalhos.

Dom Pedro Cipollini recebeu 188 votos de um total de 285 votantes, superando a maioria absoluta requerida no segundo escrutínio, que era de 144 votos. A comissão foi presidida pelo presidente eleito da CNBB, dom Sérgio da Rocha, no período entre 2011-2015.

Currículo

Natural de Caconde (SP), dom Pedro Cipoliini nasceu em 1952. Ele estudou Filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga (UNIFAI), em São Paulo, e Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP), além de ser formado em Pedagogia. Seu doutorado em Teologia foi concluído na Universidade Gregoriana de Roma.

Dom Cipollini era pároco em Campinas (SP) quando recebeu a nomeação do papa Bento XVI para bispo diocesano de Amparo.

Seu lema episcopal é “In nomine Iesu” – “Em nome de Jesus”.

Dom Armando Bucciol é reeleito para Comissão da Liturgia;

Os bispos presentes na 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reelegeu o bispo da diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA), dom Armando Bucciol, como presidente na Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia. Dom Armando recebeu 223 dos 281 votos válidos, ultrapassando a maioria absoluta de 142, exigida no primeiro escrutínio.

 

Currículo

Dom Armando nasceu em Villanova de Motta de Livenza, na Itália, em 1946, e ordenou-se presbítero em 1971, na Itália. É formado em Teologia por Vittorio Veneto, pós-graduado em Ensino Religioso Catequético e cursou doutorado em Roma, tornando-se doutor em Sagrada Teologia com especialização em Liturgia Pastoral, no Instituto Liturgia Pastoral em Santa Justina, Padova.

Em 2004 foi nomeado bispo de Livramento pelo papa Bento XVI. Desde 2001 dom Armando conduz a Comissão para a Liturgia, que tem como objetivo “acompanhar, incentivar e promover a vida litúrgica e a sua renovação e inculturação através da articulação com os Regionais, visando a formação litúrgica em todos os níveis e um sólido aprofundamento teológico das celebrações para que elas contribuam para a maturidade das pessoas comunidades em Cristo em vista da construção do Reino de Deus”.

Seu lema episcopal é "Charitas Christi urget nos!” - O amor de Cristo nos impulsiona.

Dom Peruzzo assume Comissão para Animação Bíblico-catequética;

Foi eleito em primeiro escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética o arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antônio Peruzzo. Ele recebeu 221 votos, ultrapassando a maioria absoluta requerida de 142.

A comissão foi presidida no último quadriênio 2011-2015 por dom Jacinto Bergmann.

Currículo

Nascido em Cascavel (PR) em 1960, dom Peruzzo foi ordenado sacerdote em 1985. Estudou Filosofia na Universidade Católica do Paraná, Teologia no Studium Theologicum de Curitiba (PR) e concluiu seu mestrado em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. O bispo também é doutor pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma.

Em agosto de 2005 foi nomeado pelo papa Bento XVI bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR), onde permaneceu até o início de 2015, quando o papa Francisco o nomeou arcebispo metropolitano de Curitiba.

Dom Peruzzo tem como lema episcopal “Fazei discípulos... ensinai”.

 

Comissão para Ação Missionária será presidida por Dom Esmeraldo Barreto;

O bispo auxiliar de São Luís (MA), dom Esmeraldo Barreto de Farias, foi eleito no segundo escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Dom Esmeraldo recebeu 219 votos do total de 277 votantes, alcançando assim a maioria absoluta necessária de 140 votos para o cargo.

A comissão foi presidida no quadriênio de 2011-2015 por dom Sérgio Braschi.

Currículo

Dom Esmeraldo nasceu em 1949, em Santo Antônio de Jesus (BA). Ordenado presbítero em 1977, em sua terra natal, é formado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Teologia pelo Instituto de Teologia de Salvador (BA). O bispo foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB no período 2007-2011.

Em 2000, o papa João Paulo II o nomeou bispo da diocese de Paulo Afonso (BA), onde permaneceu até 2007, quando nomeado pelo papa Bento XVI para a diocese de Santarém (PA). De 2011 a 2015, foi arcebispo de Porto Velho (RO). Em março deste ano, o papa Francisco nomeou dom Esmeraldo bispo auxiliar de São Luís. Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda”.

Dom Severino Clasen é reeleito para Comissão para o Laicato;

 

O episcopado do Brasil, reunidos na 53ª Assembleia Geral da CNBB, reelegeu o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, nesta terça-feira, 21, como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. Dom Severino recebeu 159 dos 285 votos válidos.

O bispo de Caçador é natural de Petrolândia (SC). Foi ordenado presbítero em 1982. É pós-graduado em administração para a Organização do Terceiro Setor, pela Fundação Getúlio Vargas.

Em 2005, foi nomeado bispo de Araçuaí (MG). Foi transferido para a diocese de Caçador em 2011. Seu lema é “Acolher e cuidar”.

Desde 2011, dom Severino Clasen está na Comissão para o Laicato, que tem como missão "fomentar o acompanhamento, o engajamento e a animação dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade".

Na última Assembleia dos Bispos, realizada em 2014, foi aprovado o texto de Estudo 107, "Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade - luz do mundo e sal da terra". O texto foi atualizado a partir dos estudos e contribuições propostas pelas comunidades, dioceses e regionais da CNBB.

Dom Jaime Spengler é eleito para Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) foi eleito na manhã desta terça-feira, 21, no segundo escrutínio. O escolhido é dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS).

Dom Jaime recebeu 205 votos de um total de 283 votantes, superando a maioria absoluta requerida no segundo escrutínio, que era de 143 votos. A comissão foi presidida pelo arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães, no quadriênio 2011-2015.

Currículo

Dom Jaime é natural de Gaspar, em Santa Catarina, nascido em 1960. Ele estudou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, em Campo Largo (PR) e Teologia no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis (RJ). O bispo é também doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

Foi nomeado em novembro de 2010 pelo papa Bento VXI para bispo titular de Patara e auxiliar de Porto Alegre (RS), sendo ordenado em fevereiro do ano seguinte na paróquia São Pedro Apóstolo, na sua cidade natal, Gaspar, pelo núncio apostólico na ocasião, dom Lorenzo Baldisseri. Em 8 de setembro de 2013, o papa Francisco nomeou dom Jaime Spengler como novo arcebispo de Porto Alegre.

Seu lema episcopal é “in cruce gloriari” – Gloriar-se na cruz.

Fonte: CNBB

 

PASCOM | Miracema do Tocantins