11/08/2023

- Pe. Nelson Carlos

“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39)

Esse foi o tema da Jornada Mundial da Juventude – JMJ 2023 realizado em Lisboa Portugal, com a participação de aproximadamente 1,5 milhões de jovens de todas as partes do mundo e eu tive a graça e o privilegio de participar comemorando os 10 anos da minha primeira participação em JMJ que foi aqui no Brasil, Rio de Janeiro em 2013.

Entre os dias 02 a 06 de agosto mais ou menos 15 mil jovens brasileiros, segundo o site da Canção Nova, se aventuraram nessa peregrinação para encontrar com o Papa Francisco que desde o dia 03 de agosto se fez presente no meio de nós com uma intensa programação e cada vez que ele nos dirigia a palavra nos levava a refletir sobre o tema do encontro e a pensar em nosso processo de levantar, partir e se colocar a caminho apressadamente, como fez Maria, para encontrar com os irmãos mais necessitados.

Algumas palavras do Papa Francisco soaram como uma verdadeira trombeta nos convidando a abrir os corações para refletir sobre o nosso chamado e a vocação da Igreja tais como: “Deus nos ama como somos, não como os outros querem, como a sociedade quer, como somos, com os defeitos e as limitações que temos”. “jovens continuem a cavalgar as ondas da caridade para serem surfista do amor”. “a igreja deve acolher a todos, todos, todos”. “Somos amados como somos. Deus te chama pelo nome, significa que, para Ele nenhum de nós é um número”. E muitas outras frases ficaram marcadas em nossos corações. Além da presença e as falar marcantes do Papa Francisco, vivemos intensamente momentos maravilhosos em meio a diversidade das línguas e culturas e percebemos que o elo que nos unia era a fé em pertencer a mesma Igreja fundada por Jesus Cristo.

A retornarmos para casa trazemos na bagagem a boa disposição para continuar a missão e com os olhos no horizonte do próximo encontro que será Jubileu da Juventude em Roma – Itália em 2025, bem como a JMJ em 2027 em Seul na Coreia do Sul.