27/02/2019

A Diocese de Miracema do Tocantins recebeu no dia 22 de fevereiro de 2019, três Irmãs da Congregação de Santa Maria Madalena Postel. As Irmãs abriram uma nova casa de missão na cidade de Itaporã do Tocantins, a 243 km da Capital Palmas. A proposta partiu de Dom Philip Dickmans à Superiora Provincial da Congregação, Irmã Aurora Tenfen, pois já conhece o trabalho missionário das Irmãs e atuou na missão em Lajeado juntamente com algumas Irmãs da Congregação, quando ainda era padre.

No dia 24 de fevereiro foi celebrada a Santa Missa na cidade de Itaporã do Tocantins, na Comunidade Nossa Senhora das Graças, que marcou a abertura da casa. Inicialmente são duas Irmãs a servir a missão na Comunidade: Irmã Maria Agostinho, natural de Minas Gerais e Irmã Litzi Antezana, da Bolívia. A Irmã Aurora Tenfen, Superiora Provincial, veio acompanhar as Irmãs e permanecerá na cidade até dia 10 de março.

Durante a Santa missa, Dom Philip Dickmans, convidou representantes das pastorais e grupos da comunidade e as Irmãs a assumirem o compromisso de caminhar juntos e ir além das coisas materiais, ou seja, olhar as pessoas em primeiro lugar. Após algumas perguntas, todos se comprometeram com a missão da comunidade nesta nova etapa que se inicia com a presença das Irmãs.

Padre Iranalto, Pároco da Paróquia Bom Jesus em Colméia e responsável pela Comunidade Nossa Senhora das Graças, agradeceu a Deus por esse momento tão esperado e em nome da paróquia, deseja somar com as Irmãs e o povo. Recordou que a comunidade é formada por pessoas humildes, porém nunca dizem não quando é para Deus. O Diácono Ionê, agradeceu a presença do Diácono José Emerson, recém-ordenado em Pequizeiro. Agradeceu a comunidade pelo esforço e dedicação, de modo específico Dona Keia, coordenadora da comunidade e Dona Glória. Recordou que é preciso caminhar de mãos dadas e ser pessoas acolhedoras como é Jesus Cristo, e ao mesmo tempo, ser expressão d’Ele e caminhar juntos como o Senhor ensinou.

Keia agradeceu a contribuição e colaboração das pessoas que ajudam e atuam na comunidade e que colaboraram na construção da casa para as Irmãs. Lembrou que mesmo com choro e preocupações, Deus tem sustentado a missão. Afirmou que o povo da comunidade tem coração imenso, quando faz um pedido nunca volta de mãos vazias. Pediu a Deus que as ações das pessoas da comunidade sejam cada dia melhores. Agradeceu pelo apoio e contribuição do prefeito da cidade, José Rezende.

Após a Santa Missa, foi servido um almoço no salão paroquial ao lado da Igreja. Por tudo isso, demos graças a Deus!

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC.