11/07/2018

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

Na noite do dia 10 de julho, no auditório da Prefeitura Municipal de Pedro Afonso, 26 pessoas foram condecoradas com a Comenda de Mérito Frei Raffael de Taggia, entre elas, Irmã Anely Bortolloto da Congregação das Irmãs do Apostolado Católico – Palotinas. Instituída pelo decreto 229/2017, do poder executivo municipal, a comenda Frei Rafael de Taggia, nome do missionário franciscano que, em 1947, fundou a cidade de Pedro Afonso, homenageia pessoas em vida e póstumas, que contribuíram e prestaram relevantes serviços à comunidade e aos pedroafonsinos.

Irmã Anely Bortolotto Chegou em Pedro Afonso no ano de 1992 e com muita disposição e coragem, foi conquistando pessoas dentro e fora da igreja, através do seu trabalho humanitário e de evangelização. Logo ao chegar criou um coral de adolescentes e jovens na Matriz são Pedro, com a intenção de ajudar os mesmos, pois ela percebeu que em Pedro Afonso não havia muitos projetos direcionados as jovens.  Dedicou-se a catequese na matriz, capelas e comunidades investindo em novos catequistas e criando novos grupos de primeira comunhão e crisma, bem como catequese de adultos, grupo de jovens, além de trabalhar na formação de novos catequistas em toda a diocese, através da escola catequética que acontecia em Miracema do Tocantins. Irmã Anely foi uma das pioneiras da missão em Tocantins, à época ainda estado de Goiás. A convite de Dom Jaime Collins, as Irmã Palotinas vieram para Guaraí em 1973, neste primeiro grupo, Irmã Anely se dispôs a esta nova missão, logo em seguida abriram uma comunidade missionária em Pedro Afonso, bem como Itacajá e Goiatins onde Irmã Anely também atuou como missionária

Durante sua missão realizada em Pedro Afonso, sempre gostou de visitar as escolas, onde convidada os jovens para encontros formativos, teatros, encontros vocacionais e formação humana e cristã. Consegui agregar pessoas de diversos segmentos em prol da igreja e da sociedade como: Clube de Mães, Colégio Agrícola, Tiro de Guerra e tantos outros. Costumava fazer tudo isso muitas vezes a pé, pois não tinha transporte, às vezes ganhava carona de pessoas amigas e solidárias. Depois de algum tempo foi convidada a assumir a direção do Colégio Cristo Rei. Como grande líder, soube gerir muito bem o Colégio, pois como professora acreditava que através da educação é que se faz bons cidadãos, conseguiu, fazer “milagres” no Colégio Cristo Rei, não parava um só instante buscando melhorar as instalações da escola e juntamente com toda a equipe gestora e os professores elaborou bons projetos que foram destaques na cidade de Pedro Afonso, pois os mesmos iam além dos muros da escola envolvendo pais de alunos e toda a sociedade, fruto disso foi ser reconhecida na época pelo estado com uma das melhores gestoras.

Atualmente, Irmã Anely mora em Curitiba, capital do Paraná e devido algumas limitações físicas e tratamentos de saúde não pode se fazer presente na cerimônia de homenagem, porém Irmã valdilene Neves,  foi convidada a receber a comenda de honra.

Gratidão a Deus e a Congregação das Irmãs Palotinas pela missão e evangelização na região norte, gratidão especial ao Prefeito Jairo Mariano e a equipe avaliadora que reconheceram os relevantes serviços prestados aos pedroafonsinos pela Irmã  Irmã Aurora Stela da Cás, condecorada com a comenda Frei Rafael de Taggia em 20017 e Irmã Anely Bortolotto em 2018.

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC