12/05/2015

Inicia-se, nesta terça-feira, dia 12, a 35ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), em Santo Domingo, capital da República Dominicana. O arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio da Rocha, e o arcebispo de São Luís e delegado da Conferência junto ao Celam, dom José Belisário da Silva, estarão presentes no evento.

O encontro acontece a cada dois anos e tem a participação de presidentes e delegados das 22 Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, além da presidência e da direção da entidade. São 56 membros na assembleia com direito a voz e voto.

A assembleia também será responsável por aprovar as diretrizes do plano global do Celam para o quadriênio 2015-2019, a partir da análise dos desafios da Igreja no continente e baseados no Evangelho e no magistério pontifício. Na ocasião ainda haverá a apresentação do Informe da gestão sobre o plano global do Celam e dos 76 Programas desenvolvidos no quadriênio 2011-2015, além da escolha da nova presidência da entidade.

As Conferências Episcopais, por meio de seus delegados, irão apresentar a realidade eclesial e social de seus países.

A assembleia do Celam contará com a presença do prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina do Vaticano, cardeal Marc Ouellet; do núncio apostólico na República Dominicana, dom Jude Thaddeus; do arcebispo de Brooklyn, dom Octavio Cisneros, representando a Conferência Episcopal dos Estados Unidos; além de integrantes de organizações eclesiais como o Comitê Igreja na América Latina, a Adveniat, a Miserior, a Porticus e a Confederação Latino-Americana de Religiosos (Clar).

Saiba quem são os membros da atual presidência:

Presidente: monsenhor Carlos Aguiar Retes – arcebispo de Tlalnepantla, México;

Primeiro vice-presidente: cardeal Rubén Salazar Gómez - arcebispo de Bogotá, Colômbia;

Segundo vice-presidente: dom Dimas Lara Barbosa – arcebispo de Campo Grande (MS), Brasil;

Secretário geral: dom Santiago Silva Retamales - bispo auxiliar de Valparaíso, Chile;

Presidente do Comitê Econômico: dom Carlos María Collazzi - bispo de Mercedes, Uruguay.

Fonte: CNBB/Com informações do Celam

PASCOM   |   Diocese de Miracema do Tocantins