24/09/2018

- Ir. Valdilene Neves da Cruz . Colaboração: Francisca Rita ( Kikinha). Imagens: Kikinha

Ocorreu na Paróquia Nossa senhora Aparecida, Em Colinas do Tocantins, nos dias 21 a 23 de setembro, a Assembleia Eletiva e Formativa do Regional Norte 03 da Infância e Adolescência Missionária.  Durante a assembleia, as crianças e adolescentes puderam expor suas propostas para a caminhada da IAM do Regional, bem como, estudo e partilha de conteúdos referentes ao Sínodo para a Amazônia.

Marcaram presença na assembleia a secretaria nacional das POM, Irmã Patrícia, o coordenador do Regional Norte 03, Maurício Martins, o coordenador diocesano Padre Rivonaldo e os Bispos Dom Philip Dickmans, Bispo da Diocese de Miracema e Dom Giovane, Bispo da Diocese de Tocantinópolis.

Um pouco mais sobre a infância e adolescência missionária

Fundador

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843. Essa atividade missionária com as crianças foi motivada pelas cartas e notícias que missionários, principalmente da China, escreviam contando a realidade triste e dura das crianças naquelas regiões: doenças, mortalidade, analfabetismo, abandono...

Sua finalidade

Tem como finalidade suscitar o espírito missionário universal nas crianças, desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o Povo de Deus: "Crianças ajudam e evangelizam crian­ças". São crianças em favor de outras crianças.

Tomando como exemplo a vida de Jesus e de seus discípu­los, a Infância Missionária tem em Maria, a mãe de Jesus, uma fiel testemunha da autêntica ação evangelizadora. Inspira-se tam­bém em São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeiros das Missões. Ambos viveram ardentemente o carisma missionário universal, doando suas vidas pelo anúncio do Evangelho

Os compromissos missionários

1 - Tornar Jesus conhecido e amado.
2 - Colocar-se à disposição de todos com alegria.
3 - Repartir seus bens com os que não têm, mesmo à custa de sacrifício.
4 - Rezar todos os dias pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro.
5 - Louvar e agradecer a Deus pelos dons recebidos.
6 - Manter-se bem informado sobre os acontecimentos que envolvem as pessoas de todos os continentes.
7 - Reconhecer o que é bom da vida e da cultura dos outros povos, respeitando-os e valorizando-os.
8 - Ser bem comportados e responsáveis em casa, na escola, na comunidade, evangelizando com o exemplo da própria vida.
9 - Nunca desanimar diante das dificuldades.
10 - Tornar Nossa Senhora, a mãe de todos os povos, conhecida e amada

Padroeiros
Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier

Hino
Quero acender a chama do amor
Sou missionário(a) e mesmo pequeno(a)
Sirvo alegre ao Reino de Deus

Mãe de Jesus e das crianças
que mais precisam do nosso amor
acolhe a todos sob teu manto,
guia-nos sempre para o Senhor.

Quero acender a chama do amor
Sou missionário(a) e mesmo pequeno(a)
Sirvo alegre ao Reino de Deus

Seguindo os passos do padroeiro
vamos a vida inteira doar
como Francisco e Teresinha,
nossa missão é Cristo anunciar.

Quero acender a chama do amor
Sou missionário(a) e mesmo pequeno

Com alegria construiremos
Senhor Jesus teu Reino de Amor!
A Boa Nova anunciaremos
com nossa vida, em teu nome, Senhor!