26/11/2017

- Imagens: Padre Raimundo Araújo Silva Texto: Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

Aconteceu no Colégio Tocantins na cidade de Miracema do Tocantins, no período de 24 a 26 de novembro de 2017, o I Congresso Missionário da Diocese de Miracema do Tocantins, sob a inspiração do tema: “Eu sou feliz é na comunidade” e do lema ”Eis que estou fazendo uma coisa nova” (Is, 43,19). O Congresso missionário é fruto das Santas Missões Populares na diocese que ajudará os missionários e missionárias a assumir com mais vigor e alegria a missão permanente de Cristo nas diversas realidades das paróquias e comunidades.

Estiveram presentes discípulos (as) missionários (as) leigos (as), presbíteros, diáconos, agentes de pastorais, religiosos (as) e seminaristas e o bispo diocesano: Dom Philip Dickmans. Eram aproximadamente 400 representantes.

Os temas de aprofundamento e motivadores do congresso foram abordados de forma dinâmica e com muita reflexão e profundidade pelos conferencistas: o padre Raimundo Araújo Silva (Coordenador da Equipe Volante das Santas Missões Populares e do COMIDI), abordou no primeiro dia o tema: “Chão da Missão na Diocese de Miracema do Tocantins”, destacando toda a caminhada de quatro anos da diocese com a proposta de ser Igreja em estado permanente de missão. Ainda no primeiro dia, Dom Pedro Brito (Arcebispo da Arquidiocese de Palmas), dinamizou a oração, em que os participantes foram convidados a rezar de joelhos durante 15 minutos pela missão da diocese, segundo ele, a missão também se faz com os joelhos no chão.

No segundo dia do Congresso, Dom Pedro Brito abordou o tema: “Uma Igreja em Estado Permannete de Missão” e no período da tarde, foi realizado trabalhos em grupos visando traçar melhor o Perfil missionário da Diocese de Miracema do Tocantins. As propostas do trabalho em grupos tinham como referência sete pontos: A identidade do missionário da diocese, a espiritualidade do missionário da diocese, os serviços missionários da diocese de Miracema que precisam ser criados ou recriados, valorizado e cultivado COMIDE, COMIPAS, IAM, JM, etc. A formação de leigos e presbíteros missionários, a agenda missionária permannete da Diocese de Miracema, Os recursos: fundo de sustentação das atividades missionárias na Diocese de Miracema e a paróquia missionária, rede de comunidades missionárias na Diocese de Miracema.

. As propostas foram apresentadas pelos grupos em plenária, com observações e sugestões do assessor Dom Pedro.  Posteriormente serão reorganizas e analisadas por uma equipe, para traçar melhor a identidade missionária da diocese de Miracema.

O tema “Ano do Laicato”, foi abordado por Samuel - Leigo da Arquidiocese de Palmas que falou da importante missão do leigo, lembrando que o Ano do Laicato vai estimular ainda mais o protagonismo dos cristãos leigos. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. No inicio da noite os congressistas tiveram a oportunidade de participar da Ordenação Diaconal de Maurí Barbosa Oliveira na Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus.

No domingo de manhã os congressistas participaram do lançamento do “Ano do Laicato”, durante a missa, na Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus. Após o café, Dom Pedro Brito abordou o tema “Itinerário da Missão” e apresentou o livro de oração dos cinco dedos, do Papa Francisco. As intenções sugeridas por Francisco a partir dos cinco dedos são: O polegar, «o dedo que te é mais próximo», faz-nos pensar e rezar por quem está mais próximo de nós, «as pessoas de quem nos recordamos mais facilmente», rezar por todos os nossos entes queridos «é uma doce obrigação». O indicador recorda-nos de rezar por quem tem a função de dar indicações aos outros, isto é, «aqueles que ensinam, educam e tratam», categoria que compreende «mestres, professores, médicos e sacerdotes». O médio, o dedo mais alto, lembra «os nossos governantes», as pessoas «que gerem o destino da nossa pátria e orientam a opinião pública… precisam da orientação de Deus». O anelar «é o nosso dedo mais fraco, como pode confirmar qualquer professor de piano»; ele «recorda-nos de rezar pelos mais fracos, por quem tem desafios a enfrentar, pelos doentes» que têm necessidade da «tua oração de dia e de noite», bem como pelos esposos. Por fim, o mindinho, o dedo mais pequeno, «como pequenos nos devemos sentir diante de Deus e do próximo», convida a rezar por nós próprios.

Antes de finalizar o congresso as propostas elaboradas nos grupos foram apresentadas pelo coordenador diocesano ode Pastoral Padre José Orlando Pessoas com correções e alguns ajustes, que foram aprovadas pelos congressistas.

O Congresso encerrou-se com os agradecimentos de Dom Philip Dickmans e celebração de envio dinamizada pelos missionários da Região Pastoral São Mateus. Que a Cruz Missionária de Cristo nos inspire a abraçar a sua causa numa Igreja Missionária sempre em saída e fiel ao seu Senhor.

Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC