06/02/2013

- Ir.Andrea Bittencourt

Nos dias 1º a 3 de fevereiro estiveram reunidos no CTL, Miracema do Tocantins, um grupo de mais de 120 pessoas representantes das comunidades das paróquias da Diocese de Miracema do Tocantins, bem como, educadores das regionais de Miracema e Paraíso. A presença da juventude com participantes também foi um destaque.

A metodologia do encontro buscou oportunizar vivências nas prioridades diocesanas- formação, espiritualidade, juventude e família. Houve um primeiro de momento de exposição da temática juventude sobre assessoria de Ir. Mª Andrea S. Bittencourt. No sábado pela manhã aconteceram quatro oficinas de trabalho as seguintes temáticas: juventude e família; juventude e catequese; juventude e escola; juventude e grupo de jovem.

Ainda foram pontos diferenciais a realização da vigília durante a madrugada de sábado para domingo e a missa de Envio de Pe. Amarildo Dias Cardoso para a Diocese de São Gabriel da Cachoeira, AM.

Foram definidos os objetivos específicos com base no Plano Diocesano de Pastoral a serem trabalhas por todas as regiões, paróquias, áreas missionárias, pastorais e movimentos em 2013. Ficaram assim definidos:

3.1 ESPIRITUALIDADE

Objetivo específico 5

 Cultivar a espiritualidade missionária dos jovens em comunhão com as pastorais, tendo como exemplo o testemunho de Jesus Cristo.

Metas:

 Realização de retiro paroquial e/ou por região duas vezes ao ano para os jovens, reavivando e despertando o espírito missionário;

 Incentivo, nos grupos, à prática da Leitura Orante da Bíblia, e também à vivência de orações populares (benditos);

 Participação nos dias de adoração ao Santíssimo;

 Valorização da missa, estabelecendo a celebração da juventude nas paróquias;

 Criação de oficinas de oração para jovens que já participam de alguma atividade na Igreja.

3.2. FORMAÇÃO

Objetivo Específico 5

 Ser uma presença evangelizadora da Igreja nas escolas católicas e públicas.

Metas:

 Criação de núcleo escolar para trabalhar com os jovens de maneira sistemática;

 Trabalho, com os jovens presentes nas escolas católicas e públicas, utilizando o intervalo das aulas, convidando-os para o grupo de jovens e Missa da Juventude;

 Oferecer assistência espiritual e formativa mensal aos jovens das escolas, pelos padres.

3.3. JUVENTUDE

Objetivos específicos 3

 Incentivar a participação dos jovens, especialmente os da Crisma, na comunidade e nos serviços pastorais da Igreja, despertando-os à solidariedade.

Metas:

 Realização da Jornada Permanente Diocesana da Juventude, mobilizando os segmentos juvenis existentes;

 Realização de encontrões de crismandos, nas regiões pastorais;

 Promoção da Missão Jovem nas paróquias, com vistas à JMJ 2013, revitalizando o compromisso comunitário eclesial e social;

 Comprometimento dos Grupos de Jovens para a ação solidária concreta, atendendo aos necessitados da realidade local;

 Criação de grupos de Jovens Pós-catequese.

3.4. FAMILIA

Objetivo específico 3

 Criação de espaço de encontro pessoal e comunitário das famílias com a pessoa de Jesus Cristo.

Metas:

 Realização de um retiro por região e/ou paroquial para as famílias, sugerindo-se a Leitura Orante da Bíblia;

 Realização de encontros de oração em família, utilizando a religiosidade popular e os subsídios próprios de cada tempo litúrgico;

 Promoção de aprofundamento sobre liturgia, às famílias;

 Estímulo à participação e animação criativa das celebrações litúrgicas dirigidas às famílias.

Os demais encaminhamentos em relação as SMP, as regiões e Plano serão feitas pela Equipe central do Plano de Pastora. A Semana Missionária da JMJ serão acompanhadas e articuladas pelo Setor juventude em sintonia com o Conselho de Pastoral.

Com muita alegria os jovens presentes já receberam seu YOUCAT para dar seu início de aprofundamento da fé. No encontro de preparação da JMJ nos dias 8 a 10 de março será entrega os demais.

Agradecemos de coração a participação de todos que possamos reafirmar nossa opção afetiva e efetiva pela JUVENTUDE.