13/09/2018

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

Aconteceu nos dias 12 a 13 de setembro, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Miracema do Tocantins, o segundo encontro de secretários  e secretárias das paróquias e comunidades da Diocese de Miracema do Tocantins. A formação teve inicio no dia 11 com os novos secretários que participaram de um momento de capacitação com a Secretária Elisangela Pereira da Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus, referente ao sistema Thèos.

No dia 12 os secretários tiveram como assessora Aurea Cristina Moderadora da Chancelaria do Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano de Palmas, que exortou todos os colaboradores a fazer de seu trabalho uma memória para a igreja, pois cada um que exerce seu trabalho na secretaria é tabelião da verdade. Além disso, houve esclarecimentos referentes aos livros de registros para o batismo, crisma e casamento, bem como orientações referentes a juramentos supletórios e situações que não foram registradas nos referidos livros.

Na manhã do dia 13 a pauta esteve sob responsabilidade da contadora Conceição e Celio da Sercon que orientaram sobre a questão econômica e contábil das paróquias com o objetivo de fazer um balancete mais eficiente que atenda todas as exigências civis e canônicas.

O Encontro contou também com a presença do bispo diocesano Dom Philip Dickmans, Padre Raimundo da Paróquia São José de Guaraí e Frei Paulo Henrique da Paróquia da Divina Providência de Araguacema.

O principal objetivo dos encontros de secretários e secretárias que acontecem duas vezes ao ano, é de promover a comunhão fraterna e oferecer momentos formativos e de partilha, pois a função dos secretários e secretárias junto às comunidades e paróquias é de fundamental importância.

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC