11/03/2018

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

A primeira reunião do ano dos consagrados e consagradas do Núcleo da CRB de Miracema foi realizada na casa das Irmãs do Apostolado Católico – Palotinas em Guaraí, entre os dias 09 e 11 de março. O encontro foi marcado pela partilha, alegria e fraternidade, bem como acolhida e boas vindas aos novos integrantes.

O tema proposto para a reflexão do encontro foi a “Intercongragacionalidade’", ministrado pela Irmã Terezinha Del’ Acqua, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada, que através de uma dinâmica participativa, comunitária e pessoal interpelou os religiosos e religiosas a refletirem e partilharem sobre as barreiras que enfrentam na caminhada, bem como viver a missão com leveza não perdendo de vista o essencial.

Na manhã do dia 10, Dom Philip Dickmans fez uma visita ao grupo, celebrou a Santa Missa e falou do importante trabalho missionário que a vida consagrada fez e faz na Diocese de Miracema. No período da tarde deu-se continuidade ao tema proposto, e no dia 11 concclui-se o encontro com a eleição da nova coordenação do Núcleo de Miracema, bem como comunicações do Regional Palmas feitas por Irmão Aleixo membro da coordenação do referido regional. O grupo agradeceu as Irmãs Julia, Maria Mourão e Telma que ficaram na coordenação do Núcleo por dois anos e pelo bonito trabalho e dedicação, bem como as consagradas que foram transferidas para outras comunidades e boas vindas às novas Irmãs que integraram o núcleo este ano.

A coordenação convidou o grupo para a Consagração Perpétua da Irmã Ivone Azevedo de Souza, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição que acontecerá no dia 17 de março às 19:30 horas na comunidade São José na cidade de Centenário.

O encontro foi encerrado com um momento de agradecimento a Irmã Terezinha pela partilha do tema, as Irmãs Palotinas pela recepção e aos leigos e leigas que colaboram e ajudaram na hospedagem, acolhimento e preparação dos alimentos e presença do Padre Raimundo Araujo da Congregação dos Padre Redentoristas. Retornamos para as nossas comunidades missionárias com a proposta de sermos sempre a expressão do rosto materno de Deus no Tocantins.

Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

BEM AVENTURANÇAS DA VIDA CONSAGRADA

Texto Alejandro Fernández Barrajón - Mercedário

“Bem aventurados os consagrados que buscando a Deus de coração, se encontram necessariamente com os pobres e se deixam Evangelizar por eles”

“Bem aventurados os consagrados que em mundo dividido e injusto, apostam firmemente na fraternidade e fazem do Reino de Deus sua preocupação primeira, como o fazia Jesus”.

“Bem aventurados os consagrados que não renunciam à sua liberdade e mantém, acima de qualquer coisa, a sua dignidade, sem deixar-se condicionar por nada que não seja a vontade de Deus em suas vidas e também o sofrimento dos mais necessitados”.

“Bem aventurados os consagrados que se convertem em testemunhas e querem cada dia deixar de ser mestres e doutores, para ser discípulos sempre dispostos a aprender de Jesus e a segui-lo mais de perto”.

“Bem aventurados os consagrados que cultivam uma espiritualidade encarnada e comprometida, e não fazem rodeios para chegar com prontidão ao templo”.

“Bem aventurados os consagrados que fazem da comunhão e da proximidade uma autêntica tarefa e não esmorecem ao construir pontes e traçar caminhos”

“Bem aventurados os consagrados que não insistem em um “estado de perfeição” e na “fuga do mundo” mas que se decidiram a construir na vida, na rua e entre o povo o seu melhor santuário, porque tem vocação samaritana”

“Bem aventurados os consagrados que se sabem convocados ao presente, a este dia que tem sua própria lida e não vivem empenhados em fixar o olhar no passado, desqualificando permanentemente o presente e o futuro”.

“Bem aventurados os consagrados que querem participar alegremente no concerto divino que anunciam a justiça para todos, a paz e a integridade da criação”.

“Bem aventurados os consagrados que querem fazer de sua opção vital um caminho de austeridade e simplicidade, para denunciar o consumismo doentio que nos despoja de nossa condição de pessoas e a vergonhosa desigualdade que exibe este pequeno planeta chamado terra”.

“Bem aventurados os consagrados que fazem de seus carismas uma mão estendida em nome de Deus à humanidade, e sabem dizer sim e não a partir de um discernimento partilhado e profético”.

“Bem aventurados os (as) migrantes que caminham conosco, unidos a nós e partilham com o mesmo empenho deste sonho de fraternidade e universalidade”.

“Bem aventurados os consagrados que buscando a Deus de coração, se encontram necessariamente com os pobres e se deixam evangelizar por eles”.