29/10/2017

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

As juventudes das diversas paróquias e comunidades da Diocese de Miracema do Tocantins, celebram neste final de semana 28 e 29 de outubro o dia Nacional da Juventude (DNJ). O Evento ocorre na cidade de Pedro Afonso, no Clube da AABB. Com uma programação intensa, o DNJ aborda a temática proposta para este ano com o tema: “Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra” Lema: “Os humildes herdarão a terra” (Salmo 37,11). Já de manhã os jovens vindos das comunidades e paróquias foram bem acolhidos pela juventude de Pedro Afonso e diversas pessoas que estão ajudando na organização do evento. Com suas mochilas, bandeiras, instrumentos, e muita alegria as caravanas foram marcando presença no local. Com a bonita criatividade jovem, os grupos se destacavam com suas camisetas coloridas em meio a muitos jovens, a criatividade também veio estampada no nome dos grupos; muitos se inspiraram a partir da atualidade com alguns nomes como: UFC, Ative o modo...Wi Fé, Na Trilha, JBC, Acaso não sabeis que sou da Imaculada?, e vários outros.

No sábado, após o almoço, Dom Philip Dickmans bispo diocesano, juntamente com o Padre Adahilton Coelho, Pároco da Paróquia São Pedro de Pedro Afonso, o prefeito Jairo Mariano, vereadores, autoridades e jovens presentes, abriram oficialmente o DNJ 2017.  Dom Philip falou que o DNJ diocesano tem como objetivo celebrar, fortalecer e viver a juventude, lembrou que os jovens devem sempre buscar a formação cristã e apresentou aos mesmos o Youcat , catecismo para os jovens da Igreja Católica e pediu para que nos grupos seja lido e aprofundado. Em seguida Irmão Bira da Congregação dos Padres e Irmãos Jesuítas, abordou o tema que a CNBB e lideranças jovens escolheram para o ano de 2017. A partir das três propostas: Território, Cultura e Ecologia, lembrou do nosso compromisso em cuidar da Vida, dos nossos Biomas e da Casa Comum. Com a Pergunta: Para que fomos criados? Irmão Bira motivou os jovens para um momento de reflexão e da importância de sermos criados para louvar, reverenciar e servir a Deus. Encerrou sua fala cantando com os jovens o refrão: “A terra é santa, a terra é mãe, a terra é de Deus”.

As 16 horas os jovens realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade de Pedro Afonso levando suas bandeiras, instrumentos, além de muita alegria, músicas e apresentações. Ainda no sábado, os jovens realizaram a noite cultural com apresentações de talentos artísticos e musicais. Na manhã do domingo a programação conta com momentos de oração, dinâmicas com o grupo JACE, Santa Missa, almoço e envio dos jovens para as suas comunidades missionárias.

Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC