05/06/2014

SANTAS MISSÕES POPULARES - PENTECOSTES - 2014

As vezes esquecemos que a unidade é, antes de tudo, um dom do Espírito Santo,e oramos pouco por essa intenção” (DAp. 230)

Estamos sendo norteados pelo princípio de um objetivo que reza: “Manter a Diocese de Miracema do Tocantins em estado permanente de Missão; a serviço da vida plena para todos, a partir de uma Igreja: comunidade de comunidades.”

No cumprimento do que ficou combinado na última reunião do clero, fazer um lançamento das SMP em nível de Diocese na festa de Pentecostes deste ano, que vai ser no dia 08 de maio. Reforçamos às Paróquias e Áreas Missionárias da importância de levarmos em conta fazendo, dentro do que é possível, algum movimento que chame atenção dos nossos fiéis e da população em geral para este grande convite: Santas Missões Populares – Tempo forte de CONVERSÃO, venha participar você também!

Para tal, foi sugerido que fizéssemos um Tríduo Pentecostal. Para o mesmo, indico a leitura das três tentações que se encontra em Lc, 4, 1-13. Tendo como pano de fundo para as reflexões, num tentativa de atualizá-las, pode ser rezado, refletido para uma mudança de atitude a respeito dos seguintes desafios: a Desertificação – PODER; o Tráfico Humano – PRAZER e o Consumismo – TER.

“Necessitamos de um novo Pentecostes! Necessitamos sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que tem preenchido nossas vidas de sentido, de verdade e de amor, de alegria e de esperança! Não podemos ficar tranquilos em espera passiva em nossos templos, mas é urgente ir a todas as direções, para proclamar que o mal e a morte não têm a última palavra, que o amor é mais forte, que fomos libertos e salvos pela vitória pascal do Senhor na história, que Ele nos convoca em igreja e quer multiplicar o número de seus discípulos na construção do seu reino em nosso Continente!”. DAp. 548.

Neste intuito, foi sugerido que cada Paróquia e Área Missionária, fizesse um momento de forte de divulgação no dia de Pentecostes através de uma carreata com faixas, carro de som, fagos no dia o8 de junho, carro de som, etc. Para tal, estou preparando uma vinheta que seja comum para toda a Diocese. Lembrando que este evento tenha um caráter diocesano e não paroquial.

Certo do emprenho dos Párocos e Administradores paroquiais, sabendo das suas múltiplas atividades, vamos assim, desenhando verdadeiramente um rosto de uma Diocese em estado permanente de missão!

Na força do Ressuscitado, um abraço e feliz festa do sair da Igreja das fortificações por medo dos Judeus e impulsionados, somos pelo Espírito da Paz!

Guaraí, 27 de maio de 2014.

Pelo COMIDI, Pe. Raimundo Araújo Silva, C.Ss.R.

Para baixar as vinhetas clique aqui (Aguarde...) ou solicite para o email da PASCOM: pascommiracema@gmail.com