06/02/2013

- Ir.Andrea Bittencourt

Embarcou nesta segunda-feira, 4, às 17h, no Aeroporto de Palmas, rumo à Cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM), o Pe. Amarildo Dias Cardoso, presbítero da Diocese de Miracema do Tocantins.

O primeiro sacerdote missionário da Diocese aceitou o convite do Bispo Diocesano Dom Philip Dickmans, para ir à missão, por um ano a terras amazônicas, colaborando na evangelização em uma das paróquias da diocese do referido município.

Dom Philip Dickmans, sensibilizado com a realidade da Igreja da Amazônia, envia o primeiro sacerdote num espírito de solidariedade com a Diocese de São Gabriel da Cachoeira, para isso, no domingo, 3, na Catedral de Miracema do Tocantins, aconteceu a Missa de envio, do Pe. Amarildo, para a nova missão. O evento, contou com a presença de várias lideranças dos 31 municípios que compõem a diocese de Miracema.

Diocese de São Gabriel da Cachoeira

É conhecida como a diocese mais indígena do Brasil, devido 95% da população que mora na região fazer parte das 22 etnias dos povos originários do Brasil. São Gabriel da Cachoeira é a segunda diocese do Brasil em extensão: tem 286.966 quilômetros quadrados. Ela só perde para a prelazia do Xingu. É a mais isolada do Brasil. Faz parte da região conhecida como Cabeça do Cachorro, na divisa com a Venezuela e Colômbia. Ela não tem rodovias; todas as comunidades e aldeia são visitadas por meio de barcos. Além disso, é missionária, porque existem 15 padres: seis missionários salesianos, quatro missionários do Sagrado Coração de Jesus, dois saverianos e três diocesanos.