01/06/2018

A Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor foi celebrada com grande fé e alegria pelos fiéis em toda a Diocese de Miracema. Nas paróquias e comunidades houve confecção de tapetes e desenhos referentes aos símbolos cristãos, bem como missão e caminhada da igreja.

Nas procissões e missas ocorridas na Diocese, os fiéis demonstraram gratidão e alegria de estarem na companhia do Santíssimo Sacramento, vivo e presente no meio do povo.

A liturgia de hoje (quinta-feira) nos convida a fazer de cada celebração da eucaristia, um autêntico compromisso no seguimento do Senhor. Nossa atenção deve voltar-se para o compromisso eterno de amor que Jesus realiza com cada ser humano. 

Origem da Festa de Corpus Christi

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.


No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/christi/17.htm