22/04/2016

Na última sexta-feira, dia 22, a Cúria da Diocese de Miracema do Tocantins, em comemoração ao Jubileu de Ouro da Diocese realizou a Cúria Itinerante, representada pelo bispo Dom Philip Dickmans e sua equipe, na Paróquia de São Pedro na Cidade de Pedro Afonso, realizando ações de caráter administrativo, social e espiritual.

Na ocasião foi feita uma declaração que confirma a criação da Paróquia São Pedro de Pedro Afonso no dia 20 de dezembro de 1915 pela Bula Papal “ Apostolatus Officium” de Bento XV. A mesma foi lida durante a celebração Eucarística na comunidade Nossa Senhora de Fátima e assinada pelo Bispo Dom Philip.

No mesmo dia aconteceu na Câmara Municipal de Pedro Afonso, uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da Diocese de Miracema do Tocantins. Participaram da mesma o presidente da Casa de Leis, Sipriano Soares (PSL), os vereadores Salim Bucar (PTB), Coelho (PSC), Lili Benício (PSC), Irene do Sindicato (PDT), Sirleide do Movimento e Mirleyson Sores (PRTB).  Estiveram presentes na Sessão Solene o Bispo da Diocese de Miracema Dom Philip Dickmans, Padre Adailton pároco da Paróquia de Pedro Afonso, Padre Rivonaldo coordenador da Região Pastoral São Marcos, Padre João Neto, as Irmãs Palotinas, Irmãs do Instituto Coração de Jesus e convidados.

Em seu pronunciamento, Dom Philip Dickmans afirmou que a Paróquia de Pedro Afonso possui mais de 150 anos de missão e evangelização. Agradeceu a receptividade dos membros da Paróquia São Pedro que se fizeram presente na Sessão Solene e ainda disse: “Nossa visita é para agradecer esse município que faz parte de nossa história. Também para pedir a Deus que abençoe toda comunidade, que nunca nos falte a esperança, a alegria e o pão de cada dia”.

Em entrevista à CNN Padre Adailton em sua fala ressaltou: “essa sessão solene, os elogios e a acolhida de todos os vereadores, sentimos com isso um ânimo maior, percebemos que o projeto de 50 anos da Diocese de Miracema está dando certo e será um marco na região. A festa dos 50 anos será uma festa bonita e com todos participando será ainda melhor.”

No final do dia o Bispo e sua equipe teve a oportunidade de participar de uma reunião promovida pelo Juiz Milton Lamenha de Siqueira e outros membros de diversas instituições. O assunto da mesma diz respeito às ações do MCCE "Comícios da Cidadania contra a Corrupção Eleitoral. O Juiz evidenciou que a intenção é orientar a população referente à compra de votos, bem como voto consciente, abuso de poder econômico, entre outros temas. Dom Philip Dickmans elogiou a iniciativa dos membros da comunidade pedroafonsina.  Sugeriu a ideia da criação do Núcleo do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, e sua disseminação aos outros municípios tocantinenses. Lembrou ainda  que esse projeto envolvendo a participação de vários segmentos da sociedade é muito importante. Afirmou que precisamos mudar essa realidade onde a corrupção vigora e pensar na coletividade. “A mudança tem que partir da própria sociedade. É necessário barrar a atuação de políticos corruptos, evitar que pessoas desonestas ascendam ao poder. Além disso, é preciso eleger candidatos que tenham boas propostas”, disse o juiz Milton Lamenha.

Contemporaneamente contemplamos um cenário político fragilizado, no entanto se faz necessário, a união dos três setores, Estado (governo, dinheiro público), Mercado (empresas, atividades que geram lucratividade) e o Terceiro Setor (igrejas, órgãos não-governamentais, não possui finalidades lucrativas); no tocante, podemos perceber a preocupação que a igreja está tendo e as ações realizadas para redução da corrupção.

O secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner priorizou um maior engajamento dos movimentos sociais contra a corrupção no trabalho de consolidar a Lei da Ficha Limpa no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele reafirmou o apoio da Igreja Católica e de seus veículos de comunicação à causa da Ficha Limpa e salientou a importância da união da sociedade e entidades na pressão ao STF pela votação da constitucionalidade da Lei naquela côrte (2011, CNBB).

A Igreja vê a necessidade do bem estar da sociedade, de uma vida digna da pessoa humana, melhoras condições de vida, atendimento de suas necessidades básicas e possibilidades de crescimento pessoal, profissional e espiritual.