18/03/2018

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC. Colaboração: Irmãzinhas da Imaculada Conceição

A Festividade em honra a São José, realizada todos os anos na cidade de Centenário, ganhou um brilho especial: A consagração perpétua da Irmã Ivone Azevedo na Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, dia 17 de março. A celebração foi presidida pelo bispo Emérito da Prelazia de Xingú-Pará, Dom Erwin Kräutler, e contou com a participação da Madre Geral da Congregação, Irmã Roseli Amorin.

Na sua homilia, Dom Erwin falou da importância da vida consagrada na igreja e lembrou que a mesma só vale a pena se houver paixão, e coragem. Se não houver paixão por Cristo e seu Reino de nada adianta, ter fé é dizer eu creio em ti Senhor e coragem porque haveis muitas aflições, mas lembrando que Cristo venceu o mundo, nunca devemos desanimar. Dom Erwin lembrou ainda que a vida consagrada não é um “asfalto sempre plano”, a mesma tem altos e baixos assim como a estrada até chegar a Centenário, lembrou; mas é importante ter os pés no chão. “A Irmã consagrada é de todo o povo, porque caminha com o povo, destacou”.

Após a homilia, a celebração prosseguiu com o rito próprio da consagração perpétua que consiste de quatro momentos: disposição da consagranda, ladainha de todos os santos e oração da benção, reza da formula da consagração definitiva através dos votos de Castidade, Pobreza e Obediência e renovação dos votos das irmãs presentes.

No final da celebração, Irmã Ivone agradeceu emocionada a sua mãe dona Marieta, que segundo ela, foi e é sua inspiração vocacional, pois é uma mulher de testemunho de fe e alegria. Agradeceu de modo especial a comunidade São José de Centenário que a ajudou a firmar ainda mais sua vocação de consagrada e a Congregação das Irmãzinhas na pessoa da Madre Geral Irmã Roseli Amorin e das Irmãs presentes. Lembrou aos jovens que a comunidade poderá oferecer a igreja um jovem para ser padre ou uma jovem para ser Irmã consagrada.

A celebração contou com a presença dos padres Rivonaldo, Zezinho, e Nelson Carlos, bem como consagradas e leigos e leigas de outras paróquias e comunidades.

Antes de terminar a celebração, a Madre Geral Irmã Roseli agradeceu a todos de modo especial a comunidade São José que se empenhou e ajudou nos preparativos da liturgia e festa. Lembrou que no caminho do Senhor temos a certeza de que Deus não nos abandona, finalizou recordando o que Madre Paulina dizia: “Embora venham ventos contrários, nunca jamais desanimeis”.

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC

BREVE HISTÓRICO DE IRMÃ IVONE

Ivone Azevedo de Souza, natural de Ipirá – Bahia. Filha de Marieta Azevedo de Souza e Mizael Cerqueira de Souza. Tem 13 irmãos, sendo ela a décima primeira filha. Em 2005 ingressou na Congregação com 18 anos e fez sua formação em Ipirá – Bahia, Itajaí – SC e Belo Horizonte - MG. Fez os primeiros votos em 2010 na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus em Belo horizonte. Realizou sua missão em Modelo - SC, nos anos de 2011 a 2013, de 2014 a 2o16 na Comunidade são José em Centenário, e atualmente realiza-se a missão em Florianópolis - SC.