17/03/2016

Escudo francês antigo cortado por duas linhas senoidais em azul (blau) e circundado por faixa de ouro.

I – De vermelho (Goles), com uma flor de lis de ouro cuja pétala central tem uma forma de cruz resplandecente, à direita no canto superior uma pomba estilizada em ouro.

II – De prata, com três rosas heráldicas em vermelho com miolo de ouro e folhas verdes (sinople).

Insígnias Diocesanas

• Mitra de ouro com uma cruzeta de prata na fronte, trazendo suas palas de ouro e vermelho que terminam em franjas douradas. Cruz processional dourada, com botão de esmalte verde (sinople)  na intercessão e báculo de ouro.
  • Escudo retrata graficamente a diocese cortada em seu território pelos dois grandes rios, Araguaia e Tocantins. Acima deles, e como que deles brotando, uma flor-de-lis indicativa da presença de Maria, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira das missões redentoristas, recordando os inícios da Prelazia com Dom Jaime Collins, CSSR.
  • A pétala central da flor-de-lis, em forma de cruzeta resplandecente (cruz gloriosa de Cristo), recorda-nos a Maternidade Divina da Senhora e o Mistério da Redenção: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós”, redimindo-nos pela sua Cruz.
  • A pomba em ouro, representando o Divino Espírito Santo, verdadeiro protagonista da evangelização
  • No segundo campo, três rosas heráldicas recordando a padroeira da diocese, Santa Teresinha do Menino Jesus, que prometeu do céu, de junto do Pai, espalhar sobre a terra “uma chuva de rosas”.
  •  Seu patrocínio sustenta e sinaliza o trabalho evangelizador da diocese chamada a ser “no coração da Igreja, o amor”, sinal do amor misericordioso do Pai por toda a humanidade (campo vermelho).
  • A prata do campo inferior nos recorda ainda que a santidade, simbolizada pelas três rosas tem sua origem na graça da Santíssima Trindade, que se derrama a partir do Pai, fonte e origem de tudo.