08/11/2013

- Flávio Mendes

“Somente construindo uma proposta em conjunto, como discípulos missionários de Jesus, poderemos atingir as metas com competência, eficiência, eficácia e alegria, promovendo a vida em plenitude para que todas as pessoas tornem-se comunidade diocesana, conforme pede o Documento de Aparecida.” (Doc. A. 370)

Queridos irmãos e irmãs de caminhada,

Os anos anteriores foram ricos em iniciativas pastorais, religiosas e sociais. Tivemos muitas atividades que ajudaram as Comunidades a tomarem suas decisões para melhorar a vivência cristã. Não podemos esquecer do Ano Histórico, os Cursos de Formação de Lideranças, as Santas Missões Populares, a Celebração dos Sacramentos e da Eucaristia nas Comunidades, as Devoções Populares, as Festas dos Padroeiros e Padroeiras das nossas Paróquias. A boa caminhada juntos, sempre com o objetivo de sermos discípulos missionários.

Agora, está chegando mais uma etapa importante da nossa Igreja Diocesana: A ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL. Será mais um momento de encontro e de diálogo, para olharmos de perto tudo o que realizamos, para tornarmos conscientes de tudo que deixamos de realizar e para melhor darmos o testemunho da nossa fé em Jesus Cristo, único Pastor de nossas vidas.

Por isso, convidamos com forte apelo, os representantes de Pastorais e Movimentos Diocesano, as Paróquias, os Religiosos e Religiosas, Seminaristas, Padres e o Bispo para estarem presente em nossa Assembleia Diocesana de Pastoral.

Precisamos da colaboração de todos para um trabalho de conjunto, definindo o que podemos planejar para os próximos anos em nossa Diocese e dar nossas sugestões para o nosso Plano de Pastoral Diocesano.

Há muito que agradecer a Deus e celebrar em nossas Comunidades Paroquiais pela caminhada que fizemos até hoje! Mas ainda falta muito a caminhar, buscando o Reino de Deus entre nós. “Venha a nós o Vosso Reino”.