Nasceu em 16/03/35 em New Jersey, Estados Unidos. Ingressou na Ordem Franciscana em setembro de 1952. Fez os Votos Perpétuos em 20/08/58. Foi ordenado Sacerdote em 25/02/61.

Chegou ao em Brasil em 23/10/64. A sua Ordenação Episcopal como Bispo Coadjutor aconteceu em 30/04/95. Foi nomeado Bispo Diocesano de Miracema em 25/02/96.

O Lema Episcopal: Euntes Praedicate( Ide, pregai), é uma síntese de sua vida, serviço e missão. 50 anos de Vida Franciscana, 45 anos de Sacerdócio, 42 anos de dedicados à missão no Brasil e 11 anos de Episcopado.

Motivou as pastorais diocesanas; criou a Pastoral Presbiteral; teve presença assídua nos Encontros Diocesanos; criou o Boletim Informativo, como instrumento de comunhão entre as Paróquias; fundou a escola de Formação Missionária na Diocese, apoiou as Comunidades de Base com projetos de: roda d’água, maquinas de beneficiar arroz e um caminhão. Também na produção de remédios e treinamentos de saúde para as comunidades indígenas.

D. João se dedicou ao Senhor, à Igreja e a sua Ordem com generosa disposição, respondendo de forma exemplar a sua vocação franciscana e missionária. Foi Vigário Paroquial em Porangatu e Quirinópolis, Formador no Seminário Regina Minorum e Sant’Ana, Mestre de Noviços por oito anos em Catalão e no Custodio por dois triênios de 1978 a 1984.

Na Diocese de Miracema do Tocantins levou a termo sua vocação missionária com empenho apostólico e evangelizador, se destacando pelo zelo a Igreja, pela forma paternal e amiga com que se relacionava com o Clero e as Religiosas.

D. João José nos deixou um exemplo de fidelidade, de humildade e simplicidade, de dedicação ao Reino de Deus.